ESQUINAS DO MUNDO
Alessandro Atanes
Nascido em 1973 em Santos, cresceu entre os bairros
Vila Mathias, de concentração de pequeno comércio,
e Macuco, o bairro portuário da cidade, e gosta
quando os apitos dos navios fazem vibrar os vidros
das janelas.
​
É mestre em História Social pela Universidade de São
Paulo com a dissertação História e Literatura no porto
de Santos: o romance de identidade portuária
"Navios Iluminados" (2008), sobre como o ambiente
portuário é descrito por este romance de 1937, de
Ranulpho Prata, e sobre como ele se relaciona com
textos de outros escritores sobre o porto de Santos,
como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Blaise Cendrars
e Jorge Amado, entre outros.
​
Suas pesquisas levaram à publicação do livro Esquinas do Mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos (Dobra Universitário, 2013), publicado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Santos. Possui especialização em História e Historiografia e graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1995).
​
Mantém a oficina Conheça Santos por meio da Literatura (veja abaixo), realizada em três edições na Estação da Cidadania. Sua pesquisa também se desdobrou no recital Rota Literária, um passeio poético pelo Porto de Santos, em que apresentou canções compostas a partir de poemas de autores como Alberto Martins, Rui Ribeiro Couto, Narciso de Andrade, Roldão Mendes Rosa e Flávio Viegas Amoreira.
​
Tem desde 2010 realizado traduções de poesia latino-americana, especificamente autores contemporâneos do Peru, e de trabalhos do grupo Bineural Monokultur (Córdoba/Argentina). Parte dessa produção foi apresentada em janeiro de 2014 em conferência realizada na Casa da Literatura Peruana, em Lima, Peru (leia mais aqui).
​
Mantém com a bailarina e diretora Jeanice Ferreira os projetos Tempos Modernos, de intervenção urbana, e Los FriDos, em que adaptam quadros de Frida Kahlo em uma cena de música e dança.
​
Foi colunista do site PortoGente de abril de 2005 a dezembro de 2013, onde produziu centenas de textos sobre as relações entre História e Literatura. É um dos criadores e blog Revista Pausa, de literatura e artes. Em 2010, inicia-se na prática docente como professor de Metodologia da Pesquisa para as turmas de assessoria de imprensa e telejornalismo do Centro Universitário Monte Serrat, em Santos. É servidor público do município de Cubatão, onde atua no Departamento de Imprensa.
Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (2008), com a dissertação História e literatura no porto de Santos: o romance de identidade portuária "Navios Iluminados", sob orientação da professora doutora Inez Garbuio Peralta.
Clique e baixe a dissertação (1.199 downloads até 25 julho de 2016).
Disciplinas cursadas durante o mestrado:
História da Cultura e Cultura Popular: Interveniências Temáticas, AnalÃticas e Conceituais – professor Nicolau Sevcenko. Conceito A.
Identidades Americanas – professor Dario Horacio Gutierrez Gallardo. Conceito A.
Nacionalismo e Produção Cultural no Brasil: Dilemas Metodológicos e Perspectivas de Pesquisa – professor Elias Thomé Saliba. Conceito A.
História e Literatura na América Latina
Professor Júlio Pimentel (2º semestre 2003). Conceito B.
​
Geografia e Literatura
Professor Carles Carreras i Verdaguer, professor visitantes da Universitat de Barcelona (1º semestre 2003). Conceito B.
​
História de São Paulo
Professora Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura (2º semestre 2002). Conceito A.
Metodologia da História, disciplina da graduação como preparação para o inÃcio da frequencia do Mestrado (2005-2008) como aluno regular.
Especialização em História e Historiografia, com ênfase em Literatura, Gênero, Cinema e História (Uniban, 2001), com a monografia intitulada Macuco: a geografia da estiva. O autor produziu ainda o estudo Literatura portuária e acidentes de trabalho no porto de Santos, com a inclusão de novas obras de literatura e de fontes que indicam as condições de trabalho nas décadas de 20 e 30 do século XX, perÃodo em que se passa o romance.
Jornalismo