"A Invenção de Morel" no SUR Clube de Leitura
O Clube de Leitura SUR, de literatura latino-americana, retoma seus encontros na próxima segunda-feira (5/2) para conversar sobre a obra-prima do escritor argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999), A invenção do Morel (1940).
Com uma trama considerada "perfeita" por Jorge Luis Borges no prefácio que escreveu para o livro, A Invenção de Morel é um romance de aventura escrito em meio à tendência do romance psicológico de meados do século XX. Fato que, novamente citanto Borges, coloca Casares entre o grupo de "escritores que julgam razoável dissentir".
SUR
Com o nome emprestado da revista literária fundada em 1931 por Victoria Ocampo e com a participação dos próprios Casares e Borges, o Clube de Leitura SUR é voltado para a leitura e discussão de obras literárias de autores e autoras latino-americanas. Os encontros ocorrem de duas em duas semanas, sempre às segunda-feira, a partir das 19 horas, na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, na Rua Joaquim Távora, 217, na Vila Mathias.
Realizados desde agosto de 2017, os encontros já discutiram, além de Borges e Casares, nomes como Augusto Roa Bastos, Alejo Carpentier, Roberto Bolaño, Lygia Fagundes Telles e Julio Cortázar, entre outros. Os encontros são conduzidos pelo jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes, criador do curso História e Literatura na América Latina, realizado na própria associação.
Para mais informações, consulte a página do clube no Faceboook: https://www.facebook.com/SURClubedeleituradamarti/