top of page

Tarrafa Literária: mediação e homenagem a Ranulfo Prata


Ranulfo Prata, homenageado na Tarrafa Literária

Para este intelectual orgânico do Macuco será uma honra mediar nesta quinta-feira,

dia 27, às 19 horas, na Tarrafa Literária, a mesa O Brasil não é para principiantes, com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o historiador Elias Thomé Saliba, de quem fui aluno em 2005 durante o mestrado em História Social.

Lilia Schwarcz é doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade. É autora, entre outros, de O espetáculo das raças, As barbas do imperador, Brasil: uma biografia (com Heloisa Strarling), Lima Barreto, triste visionário e Dicionário da escravidão e liberdade (com Flavio Gomes).

Elias Thomé Saliba é livre docente em Teoria da História pela USP. Professor titular do departamento de História da USP desde 1990, especializou-se em História da Cultura, com ênfase no Brasil do período republicano. É pesquisador 1 do CNPq e membro da Associação Internacional de Historiadores do Humor. Seus estudos, cursos e seminários mais recentes giram em torno da história cultural do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural.

Além da mediação, preparei para a Tarrafa Literária a homenagem desta 10ª edição ao escritor Ranulfo Prata, autor de Navios Iluminados, romance e 1937 objeto de minha pesquisa no mestrado. Saiba mais na página do festival sobre o homenageado: Ranulfo Prata, fotógrafo de vísceras do porto de Santos.

 Em Destaque
 Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page