Laboratório de escrita poética reúne futebol e literatura
Tendo como inspiração a Copa do Mundo e o universo “dramático” do futebol, começo a a oficina literária Cantos de Futebol: A Copa do Mundo e os Hinos Homéricos, com duas edições em Santos. Nos dias 19 e 26 de maio e 2 e 9 de junho, das 14 às 16 horas, na Realejo Livros, e, em 13 e 20 de junho no Lobo Estúdio.
O objetivo da atividade é fazer os participantes criarem textos poéticos em homenagem a atletas, times e seleções, assim como na era arcaica grega se faziam hinos aos deuses e deusas do Olimpo. Na Realejo, as inscrições são pelo telefone (13) 3289-4935 ou por correio eletrônico: marechal@realejolivros.com.br.
O objetivo da atividade é fazer os participantes criarem textos poéticos em homenagem a atletas, times e seleções, assim como na era arcaica grega se faziam hinos aos deuses e deusas do Olimpo. A matéria-prima épica e dramática do próprio futebol é vastíssima: hinos oficiais e cantos das torcidas, o cerimonial entre capitães antes das partidas, troca de flâmulas, minuto de silêncio, bandeiras, os grandes jogos e gols que ficaram na história.
Os 33 Hinos Homéricos que restaram até hoje receberam esse por terem sido compostos na mesma estrutura de versos em que a Ilíada e a Odisseia, de Homero. “A ideia, para usar uma metáfora do futebol, é adotarmos a estrutura narrativa dos hinos como um esquema tático, uma disposição inicial, uma forma de organizar as jogadas, ficando o drible e a jogada de efeito para a habilidade de cada um”, comenta Atanes.
Alguns tão antigos quanto a Ilíada, com mais de 2.700 anos, eles eram decorados e cantados de geração em geração, em diversas ocasiões no mundo arcaico, entre as quais festas públicas e privadas, homenagens a deusas e deuses do Olimpo e disputas esportivas, como ainda hoje nas aberturas de grandes eventos como as Olimpíadas.
Prática Praticar o estilo dos hinos como experiência de escrita, com suas regras próprias, é uma oportunidade para autores e autoras treinarem outras vozes literárias como um afastamento de si ou mesmo trabalhar o estilo próprio em outra chave de escrita. Para quem tenha por profissão ou necessidade de se expressar por meio da escrita, o exercício colabora para que sejam desenvolvidas estratégias textuais para apresentar uma ideia, conceito ou argumento. “É um treino para a nossa capacidade retórica, útil para debates, currículos e piadas”, comenta Atanes.
Serviço
Cantos de Futebol – A Copa do Mundo e os Hinos Homéricos
Realejo Livros
Quando: 19 e 26 de maio; 2 e 9 de junho (sábados), das 14 às 16 horas.
Local: Realejo Livros, Rua Marechal Deodoro, 2, Gonzaga.
Inscrições e informações: (13) 3289-4935 e marechal@realejolivros.com.br.
Valor: R$ 100,00, em até 3 vezes no cartão. Lobo Estúdio Quando: 13 e 20 de junho, das 19 às 22 horas. https://www.facebook.com/lobo.estudio/
Valor: R$ 50,00