top of page

Anarquismo, crimes da ficção e ficções da polícia


Detalhe da capa de La verdad sobre el caso Savolta

O título acima dá nome ao próximo encontro do SUR Clube de Leitura da Martí, no dia 26, das 19h30 às 21h30, na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, na Rua Joaquim Távora, 217, Vila Mathias. Entre as leituras, um estudo sobre um inquérito policial contra anarquistas que mais parece uma peça de ficção e duas obras de ficção sobre movimentos anarquistas.

O inquérito está em um dos capítulos de Operários sem patrões: Os trabalhadores da cidade de Santos no entreguerras, do historiador Fernando Teixeira da Silva, em que realiza a "(des)montagem de um processo".

Já as obras ficcionais são o romance La verdad sobre el caso Savolta (1975), do espanhol Eduardo Mendoza, cuja trama ambientada nas greves anarquistas em Barcelona na década de 1920 tem início com um assassinato político; e Barcelona Brasileira (2003), de Adelto Gonçalves, que tem como cenário as greves anarquistas de 1917 em Santos, conhecida então por Barcelona Brasileira devido à força dos sindicatos anarquistas na cidade naquele momento.

Assim, entre as ficções e os inquéritos policiais, e entre uma Barcelona e outra, conversaremos sobre os limites e deslimites das ficções e dos atos ficcionais das próprias peças policiais.

Para participar, entre na página do SUR na rede social Facebook e envie uma mensagem: https://www.facebook.com/SURClubedeleituradamarti.

 Em Destaque
 Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page