top of page

Rota Literária - Conhecendo Santos por meio da Literatura


Rota Literária

Está de volta o curso Rota Literária - Conhecendo Santos por meio da Literatura, uma forma de conhecer a cidade de Santos por meio do que escreveram poetas, autoras e autores. O curso teve mudanças para essa quarta edição: será realizado ao longo do primeiro semestre de 2019 em três módulos na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista. O primeiro módulo, com o tema A cidade e o porto, acontece em fevereiro, aos sábados (dias 2, 9, 16 e 23), das 17h às 18h30. O valor do curso é R$ 80,00, com a opção de R$ 25,00 por aula.

Entre as obras estudadas, estão poemas e romances de nomes como Jorge Luis Borges, Elizabeth Bishop, Pablo Neruda, Mario Vargas Llosa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rui Ribeiro Couto e Roldão Mendes Rosa, além de contemporâneos como Madô Martins, Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi, Lídia Maria de Melo e Alberto Martins, entre outros.

O objetivo é mostrar como as obras literárias, mais do que ilustrar os fatos reais, são elas mesmas fontes para a pesquisa histórica e a compreensão da sociedade. Abaixo, mais detalhes do primeiro módulo do Rota Literária.

Módulo 1 - A cidade e o porto

Primeira aula: As histórias que os portos contam - Funções narrativas dos portos: fronteira, local de partida, promessa de aventura;

- O conto Emma Zunz, de Jorge Luis Borges, e os portos como locais perigosos;

- Uma esquina do mundo, Santos como nó das relações internacionais: a passagem do cônsul Richard Burton na cidade no conto O Aleph, de Borges; seu substituto no consulado, Roger Casement, no romance O Sonho do Celta, de Mario Vargas Llosa; e o contrabando de armas no romance Trópico enamorado, do boliviano Augusto Céspedes.

Segunda aula: O ciclo da literatura portuária

O porto de Santos em uma série de obras literárias publicados ao longo dos últimos 80 anos, um verdadeiro painel fictício que tem início com a publicação em 1937 do romance Navios Iluminados, de Ranulfo Prata, pela editora José Olympio, até sua mais recente reedição em 2015 pela Edusp, passando por Cais de Santos (1939), de Alberto Leal, Agonia na noite (1956), de Jorge Amado, Querô: uma reportagem maldita (1976), de Plínio Marcos, Os viralatas da madrugada (1980) e Barcelona Brasileira (2003), ambos de Adelto Gonçalves, e Lívia e o cemitério africano (2013), de Alberto Martins.

Terceira aula: Os poemas de chegada A perspectiva de poetas que chegaram à cidade pelo mar: Contrabando, de Oswald de Andrade, que fecha o livro Pau Brasil (1925); Chegada a Santos (1924), de Blaise Cendrars, que veio visitar os modernistas brasileiros, em uma tradução de Patrícia Galvão; Chegada em Santos (1951), de Elizabeth Bishop, e Santos revisitado (1927-1967) (1967), de Pablo Neruda.

Quarta aula: E aqueles que ficam, narram o quê? - O porto da nostalgia: a memória da imigração e o cais dos adeuses: Santos (1933), de Rui Ribeiro Couto, Porto (s/d), de Roldão Mendes Rosa, e Cais (1959), de Narciso de Andrade;

- O porto da desolação nos poemas contemporâneos de Madô Martins, Alberto Martins, Flávio Viegas Amoreira e Ademir Demarchi; poesia em Estado de Exceção nos poemas de Lídia Maria de Melo sobre o navio-presídio Raul Soares.

 Em Destaque
 Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page